sexta-feira, 29 de junho de 2007

24 - MINIATURAS ARTESANAIS II

As miniaturas deste post e do anterior são realmente de minha autoria, excepto a bengala e o jugo que foram feitos por meu saúdoso pai. Sobre os utensilios e miniaturas que ele fazia falarei noutra altura.
COMO SURGIU A IDEIA?
Quando era criança não "poupava" os poucos brinquedos que ía tendo. Ao fim de brincar com eles algum tempo a curiosidade vencia-me e tentava descobrir como eram feitos, e acabavam invariavelmente destruídos...
Depois com algumas dicas dos mais velhos e um pouco de engenho e arte, fazia alguns brinquedos rudimentares como carros de bois e forcões. Os materiais usados eram bugalhas, latas de conserva, canas "fletchas", rastos de sapatos velhos, madeira, etc. (hoje chamaria a isso reciclagem)
Estas miniaturas já não são os brinquedos que fazia em criança e por falar em reciclagem, a ideia surgiu quando o carpinteiro que colocou os armários da cozinha em minha casa fez alguns furos, para ligar a água e a canalização, deixando 4 rodas à minha disposição...

Eis um helicóptero adaptado a candeeiro e um comboio chamado André


Mas o meu jeito não se fica por aqui, (além de modesto) consigo fazer outras obras de arte, a maior das quais é sem dúvida o meu filho, que com a ajuda divina (só pode) saíu mehor que o original.

Uma imitação de um poço e uma churrasqueira, entre outras coisas, foram também obras minhas, na casa onde moro.


Nestes dias que passei nos Forcalhos, (souberam a pouco) entre 24 e 28 de Junho, ainda arranjei tempo para fazer mais umas coisitas, que por falta de espaço no cartão de memória da máquina fotográfica não posso reproduzir aqui...
Todas elas estão à disposição da ARCF para expôr.
Um abraço a todos e "gracias por su visita"!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem, Fernando,eu sabia que eras um artista...mas agora superaste-te...lembro-me dos serões à lareira a contar anedotas que só tu sabias!!!Umas vezes em casa do Cassiano outras na casa dos meus pais (principalmente quando faziamos as passagens de ano), belos tempos não???
ìamos pedir as janeiras, por volta da meia noite íamos tocar o sino à torre para anunciar o novo ano...que saudades.
Beijocas Ginda

O Forcalhense disse...

Pois é Ginda, belos tempos... se tiveres fotos, ou quiseres escrever algo, agradeço que envies para forcalhense@gmail.com
Beijinhos
Fernando